Objetivos Conhecer a evolução dos computadores. Conhecer as concepções de montagem de microcomputadores e a utilidade desse conhecimento. Perceber a importância de um computador no seu dia a dia. Diferenciar um hardware de um software. Identificar categorias de computadores.
Introdução
Houve um tempo em que armários com pastas suspensas eram bastante utilizados e bem úteis para o armazenamento de informações. Atualmente esse tipo de recurso não atende à necessidade de armazenamento e organização dos dados, devido à grande produção de informações e ao tempo desperdiçado em pesquisas com esse tipo de armazenamento (ALMEIDA, 1999).
Os computadores vêm tomando espaços estão cada vez mais presentes até mesmo nos lugares onde nem pensamos.
No cinema, por exemplo, os filmes são projetados com auxílio de computadores; em uma farmácia, por menor que ela seja, sempre existe um computador para registrar os preços, sem falar nos bancos, supermercados, escolas, hospitais e chegando, enfim, nas grandes empresas, onde a utilização desses equipamentos é muito comum.
Os computadores estão sempre facilitando, agilizando e melhorando a vida das pessoas nos mais variados campos, seja na vida pessoal ou profissional e independentemente da área de atuação: educação, saúde, lazer, cultura, esportes, nas ciências e tecnologias.
Defeitos em equipamentos
Como qualquer outro aparelho, um computador está sujeito a apresentar defeitos. E ficar sem esse equipamento que nos auxilia em nossas tarefas pode significar perda de tempo ou, até mesmo, perda de dinheiro.
Buscando soluções
A eliminação de problemas em equipamentos depende um pouco da situação. Se estivermos falando de um computador com defeito em uma grande empresa, os procedimentos serão diferentes daqueles em uma pequena empresa, ou para o caso de computador de uso pessoal.
Procedimentos em médias e grandes empresas
No caso das médias e grandes empresas, deve existir um departamento responsável pela manutenção dos microcomputadores (suporte técnico). O usuário do computador solicita um atendimento técnico e, através de uma equipe capacitada em montagem e manutenção, o defeito é detectado e resolvido. Em alguns casos, quando o uso do computador é de extrema importância, é emprestado um equipamento provisório, chamado backup, para ser utilizado enquanto o computador do usuário é consertado.
Procedimentos em pequenas empresas ou em uso pessoal
Se o equipamento que apresenta defeito pertencer a uma microempresa que possui departamento específico para a manutenção, o procedimento será similar ao das médias e grandes empresas.
Se não, o procedimento será similar ao realizado em um micro doméstico.
Quando o micro está com defeito, é necessário consertá-lo ou substituí-lo.
Para consertá-lo, o defeito deve ser diagnosticado por uma pessoa que possua conhecimentos específicos em montagem e manutenção de micros. Dessa forma é recomendado contratar um técnico para diagnosticar, ou seja, identificar o problema e para resolvê-lo.
Você também pode substituí-lo. O custo na compra de outro equipamento geralmente é maior; entretanto é uma opção. Mas até mesmo para esse procedimento é importante o conhecimento na área de montagem e manutenção de micros, para a avaliação do “novo” equipamento. Afinal, só vai valer a pena se o comprador estiver fazendo um bom negócio, não acha?
De usuário a técnico
Você certamente já teve oportunidade de aprender de que forma o computador pode ser útil; os procedimentos básicos; como criamos e salvamos um arquivo, como usamos o mouse, o teclado dentre outros aprendizados. Nesta disciplina você vai conhecer o computador mais a fundo, as funções de cada componente, e como eles estão organizados na máquina, além de sua manutenção.
Vamos lá?
Nessa linha também podemos dizer que:
“Computador é um equipamento capaz de aceitar elementos relativos a um problema, submetê-los a operações predeterminadas e chegar a um resultado.” (WIKIPÉDIA, 2009).
Complicado? Releia esses conceitos. O que podemos então imaginar? De onde vem essa vontade de criar um computador e depois, quando aparecer algum problema, fazer manutenção? Vamos estudar a história da criação do computador e de todos os periféricos.
Montagem e manutenção de microcomputadores
Montagem e manutenção de microcomputadores: o próprio nome sugere seu significado.
Como já sabemos, existem micros por todos os lugares: bancos, mercados, casas, empresas, etc.
Quando um computador apresenta defeito, é necessário consertá-lo ou substituí-lo e, para isso, é preciso ter conhecimentos específicos para resolver o problema.
Possuir conhecimentos em montagem e manutenção de micros torna o indivíduo capacitado a montar, desmontar e realizar manutenções em um microcomputador, tornando-se um técnico em montagem e manutenção. Entretanto, esse conhecimento não é exclusividade das pessoas que pretendem trabalhar nesse ramo.
Hoje em dia, ter conhecimento nesse assunto faz a diferença em qualquer área de atuação profissional.
Afinal, os computadores estão por toda parte e podem dar problemas a qualquer hora!
Tipos de manutenção
Há basicamente duas categorias de manutenção que um técnico pode realizar.
- Manutenção preventiva – É a manutenção realizada apenas para prevenir possíveis problemas. Como exemplo, pode-se considerar a limpeza periódica do interior do computador.
- Manutenção corretiva – Esta manutenção é feita quando o micro apresenta alguma categoria de problema, ou seja, é uma manutenção para corrigir defeitos. Como exemplo dessa categoria de manutenção, temos a substituição de peças queimadas.
Conhecimentos em montagem e manutenção de micros
Do ponto de vista profissional, os conhecimentos sobre montagem e manutenção de computadores abrem algumas perspectivas:
- profissionalizar-se como um técnico de montagem e manutenção de microcomputadores, autônomo;
- trabalhar como técnico de montagem e manutenção de micros em uma empresa que preste serviços de suporte técnico a computadores;
- destacar-se como um profissional com maiores chances de conseguir um emprego.
Agora que você já sabe por que é importante entender como cuidar de um computador, é preciso começar a conhecer melhor a estrutura dessa máquina.
Partes de um computador
Hardware – É a parte física do computador; digamos que é tudo aquilo que podemos tocar, segurar. Por exemplo: monitor, teclado, mouse, CPU, CD-ROM, scanner…(HARDWARE, 2009).
Segundo a Wikipédia (HARDWARE, 2009), o termo hardware não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como os dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automóveis, aparelhos celulares (em Portugal portáteis), entre outros.
Software – É a parte lógica do computador. Diferentemente do hardware, não podemos tocar, é algo abstrato. São os programas. Por exemplo: Windows, Word, Excel, Corel, Internet Explorer( SOFTWARE, 2009).
Segundo a Wikipedia (SOFTWARE, 2009), software é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.
Alguns usuários de computador chamam erradamente o gabinete de CPU, quando, na verdade, a CPU está dentro dele, e é um dos componentes mais importantes de um PC.
Certo dia, em uma aula, enquanto descrevíamos as diferenças entre hardware e software, um estudante argumentou que, sob seu ponto de vista, o Windows era um hardware. Em seguida, retirou de sua mochila um CD de instalação do Windows e questionou o fato de poder tocá-lo e segurá-lo, concluindo que o Windows poderia ser considerado um hardware.
Você concorda?
Pense um pouco antes de marcar a resposta a seguir:
Sim, o Windows é um hardware.
Não, o Windows não é um hardware.
O Windows é um hardware?
Se você disse não, acertou!
Quando o estudante retirou o CD da mochila e afirmou ser um hardware porque o estava segurando, na realidade ele estava segurando a mídia na qual o software está gravado.
A mídia é um hardware e o Windows é um software.
Mídia é uma palavra que vem do latim e significa “meios” (meios de comunicação). Nós falamos mídia por causa da maneira como esta palavra é pronunciada em inglês.
Existem diversos tipos de mídia, como: CD, DVD, fita cassete, entre outros.
Em um CD de música, por exemplo, a mídia em que podemos segurar é hardware e a música a qual ouvimos é considerado um software.
É indispensável compreender que o hardware e o software trabalham em conjunto. Um computador precisa dos dois para funcionar perfeitamente.
De nada adianta um computador com o hardware de altíssimo desempenho, se não tiver software.
Por exemplo, você pode ter um computador com um excelente processador, com HD de alta capacidade, monitor de 20 polegadas, que de nada vai servir se não tiver um software.
Assim, sem o Microsoft Word não poderíamos fazer a edição de um texto ou sem o Microsoft Excel, não poderíamos elaborar uma planilha. Da mesma forma se não tivéssemos o pacote do BrOffice não poderíamos realizar estas atividades.
Para saber mais assista o vídeo abaixo
Resumo
Como visto nesta aula, você, estudante, pôde perceber como um computador é importante e útil na vida das pessoas, devido aos avanços tecnológicos. Destacaram-se alguns pontos importantes, como os procedimentos que deverão ser tomados na ocorrência de algum problema no computador, para que se encontrem soluções.
Nesta aula também abordou-se como as empresas tomam cuidados para manter todas as informações com segurança. O computador foi apresentado com mais detalhes, assim como as funções de cada componente e como eles estão organizados na máquina, além de sua manutenção. Foi mostrada também a diferença que existe entre um hardware e um software.
Deixe um comentário