O primeiro computador instalado no Brasil foi adquirido em 1957 pela Prefeitura de São Paulo. O modelo Univac-120 tinha como função principal calcular o gasto de água dos moradores para facilitar a emissão de contas do Departamento de Águas e Esgotos (DAE).
A década de 50 é inegavelmente mágica quando o assunto é o desenvolvimento da computação moderna e da comunicação. Alguns fatos relevantes desta década incluem o lançamento do primeiro computador pela IBM (IBM 701), a cunhagem do termo “inteligência artificial” por Alan Turing, e o lançamento das linguagens de programação Fortran e COBOL.
Foi também nesta década que o Brasil recebeu seu primeiro computador: o UNIVAC 120, que também foi o primeiro computador comercial a chegar ao Japão. Remontando a um passado em que os computadores estavam mais atrelados ao mundo militar e científico, a Remington Rand, com o UNIVAC (UNIVersal Automatic Computer – Computador Automático Universal), foi um grande personagem entre as primeiras gerações de computadores.
Projetado por J. Presper Eckert e John Mauchly, os responsáveis pelo lendário ENIAC, o UNIVAC-1, lançado em 1951, foi o primeiro computador eletrônico de grande escala concebido com um apelo comercial.
O Brasil adquiriu o UNIVAC 120 em 1957, marco que representa a chegada oficial de um computador ao país. Antes desse evento, o Brasil vinha estabelecendo uma relação próxima com a Remington Rand/Sperry Rand nos anos anteriores.
Em 29 de novembro de 1954, o Instituto de Organização Nacional do Trabalho, em colaboração com a Casa Pratt, distribuidora da Remington Rand no Brasil, exibiu o filme “UNIVAC ou O cérebro eletrônico” no auditório do IDORT. A exibição contou até com uma preleção do diretor operacional da Remington Rand, que classificou essas máquinas como “o maravilhoso invento eletrônico, capaz de realizar os mais complicados cálculos com uma eficiência milhares de vezes maior que a que proporcionam os aparelhos presentemente conhecidos”.
O primeiro computador chegou ao Brasil em 1957. O Estado de S. Paulo anunciou em um artigo intitulado “2.400 multiplicações por minuto” que “o governo de São Paulo adquiriu um computador eletrônico, que está sendo instalado no Departamento de Águas e Esgotos. O aparelho será usado para diversos fins, inclusive para calcular o consumo de água”.
O UNIVAC 120 custou US$ 100 mil e sua operação foi confiada a jovens engenheiros formados no recém-inaugurado Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Considerado relativamente compacto para a época, o UNIVAC 120 tinha 2,44 metros de altura, 1,52 metros de largura, 1,83 metros de profundidade e pesava 3.175 kg. Para seu funcionamento adequado, a máquina exigia uma sala especialmente projetada com ar condicionado, iluminação adequada e sistemas de energia e segurança.
Equipado com 4.500 válvulas, o UNIVAC-120 podia realizar 12 mil somas ou subtrações por minuto e 2.400 multiplicações ou divisões ao mesmo tempo.
Este foi apenas o começo de uma jornada tecnológica que moldou o Brasil e o mundo como os conhecemos hoje. Fique ligado para mais informações e curiosidades sobre o mundo da tecnologia!
Referência
William R. Plaza. Qual foi o primeiro computador que chegou ao Brasil? Disponível em: <https://www.hardware.com.br/artigos/qual-foi-o-primeiro-computador-que-chegou-ao-brasil/>